É praticamente impossível pensar em Maceió e não lembrar das belas praias, piscinas naturais com águas aquecidas e o vasto coqueiral da orla mais bonita do Brasil. Entre as principais praias do destino, estão: Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas, Jacarecica, Garça Torta, Riacho Doce, Sereia, Ipioca, Pratagy e Guaxuma.
Urbanizada, é uma das enseadas mais movimentadas e bem estruturadas da cidade. Conta com jardins, quadras, ciclovia, pista de corrida e wifi gratuito (estrutura também disponível na Ponta Verde e Jatiúca). É uma opção ideal para os que desejam aproveitar um belo dia na praia, sem abrir mão da facilidade de acesso aos melhores hotéis, restaurantes e atrativos da cidade, como as feiras de artesanato e quiosques de tapioca, iguaria típica de Alagoas. A praia oferece uma boa faixa de areia dourada e fofa e um mar é calmo, de águas cristalinas. O grande destaque são as piscinas naturais a 2km da costa. O passeio até lá é realizado durante a maré baixa em belas jangadas tradicionais que ficam à espera dos turistas ao lado da Balança da Pajuçara.
É uma das faixas de areias mais cobiçadas da cidade. Além da estrutura geral da orla, concentra barracas badaladas, uma extensa alameda de coqueiros e os mais diversos serviços como bancos 24 horas, aluguel de bicicleta e equipamentos como caiaque, prancha de stand up pladdle e windsurfe. Na maré baixa, é possível caminhar por bancos de areia por mais de um quilômetro até a Pedra Virada e o Farol da Ponta Verde.
Praia tranquila, exibe uma faixa de areia avermelhada, mar calmo e potencial para a prática de esportes náuticos como windsurfe. Com boa infraestrutura, fica no bairro mais boêmio da cidade, que exibe diversas casas noturnas e restaurantes de alto padrão. Dependendo da época do ano, tem boas ondas para quem quer se iniciar no surfe.
A Praia de Cruz das Almas tem ondas fortes é o point dos surfistas da cidade. Fica situada em uma área da capital que está ganhando uma ótima estrutura hoteleira e promete compor uma nova orla de Maceió, com calçadão, ciclovia e quiosques.
Praia de grande extensão, cercada de coqueirais. Apresenta duas partes distintas: uma ainda preservada e outra área urbana com estrutura de bares e restaurantes. A pequena faixa de areia com vegetação rasteira é uma boa opção para quem gosta de um luau à beira-mar. Suas águas são agitadas propícias para o surfe, mas também muito procuradas para a pesca artesanal.
Praia de grande e tranquila, é considerada um dos refúgios da cidade. Seu belo visual e clima agradável costumam atrair diversos turistas durante a alta temporada, que chegam ali para relaxar, tomar um refrescante banho de mar e repor as energias entre recifes de corais e piscinas naturais. Conta com uma espaçosa faixa de areia clara, o mar calmo e pequenas ondas dependendo do vento. A estrutura é simples, mas autêntica com pequenos bares de moradores locais que alugam equipamentos como pranchas de surfe e stand up pladle.
Considerada um dos recantos da cidade, encanta pelo contraste do coqueiral preservado com o mar estonteante, que ainda serve de quintal para pescadores e boleiras que vivem nas vilas próximas. Some-se a isso um rio de águas doces se misturando ao oceano, casas de farinha e uma igrejinha secular. É uma ótima pedida para quem quer desacelerar o ritmo e curtir uma boa dose de silêncio, natureza, sombra e água morna. Abriga algumas pousadas, bares agradáveis e restaurantes de bom padrão.
Praia belíssima, de águas mornas e cristalinas, possui ondas fraca, dependendo do vento. É protegida por uma barreira de corais, que forma uma piscina natural quando a maré está baixa. Fora dessa barreira, o mar é forte para banho. O destaque fica por conta da escultura de sereia em pleno mar, fincada entre os arrecifes de corais.
Considerada um dos recantos da cidade, encanta pelo contraste do coqueiral preservado com o mar estonteante, que ainda serve de quintal para pescadores e boleiras que vivem nas vilas próximas. Some-se a isso um rio de águas doces se misturando ao oceano, casas de farinha e uma igrejinha secular. É uma ótima pedida para quem quer desacelerar o ritmo e curtir uma boa dose de silêncio, natureza, sombra e água morna. Abriga algumas pousadas, bares agradáveis e restaurantes de bom padrão.
Fica localizada na região do centro de Maceió. Embora não seja frequentada por turistas, é equipada com calçadão e ciclovia. Possui mar mais agitado que as outras enseadas da cidade, eventualmente atraindo surfistas.
É uma praia mais selvagem agraciada com um preservado manguezal e rios que desaguem no mar que exibe piscinas naturais. Não há estrutura de barracas ou comerciantes. Agrada os interessados em aliar um dia de sol, natureza e silêncio.
Exibe várias barracas com quiosques de palha na faixa de areia em um clima tranquilo em uma enseada envolta por mata nativa. O mar é repleto de rústicos “currais” para captura de peixes instalados por pescadores da comunidade local